domingo, 12 de janeiro de 2014

LILIANA GOMES

Liliana Gomes - graduada em Direito, seguiu carreira de modelo até ser convidada para implantar e gerenciar uma das principais agências de modelos internacionais no passado. Durante sua gestão no mercado nacional, foram descobertas algumas das principais top-models brasileiras, como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Michelle Alves, Raica Oliveira, Ana Beatriz Barros, Caroline Ribeiro, entre outras. Atuou como agenciadora de tops de renome internacional junto a Viva Model Management de Paris. Em 2008 fundou a JOY Management Brasil.
1 - O que você estava fazendo antes de responder a essa entrevista?
Estava no Skype em uma conversa com um agente de modelos.   


2-      O que a maternidade te acrescentou?
Tudo! A maternidade é o  centro da vida das mulheres. O fato de gerar uma vida, se conectar com a natureza e com nosso corpo...É difícil para uma mãe não acreditar em Deus, porque você sente a presença do mundo espiritual e do físico, dessa conexão que temos com ambos.

3-      Se a sua filha tiver perfil de modelo, você incentivaria a carreira?
Sim, mas ela ainda não tem altura.Ela quer ser diretora de cinema.Independente da carreira que escolher, ela é um presente, muito melhor do que desejei, em todos os aspectos.

4-      Ser modelo consagrada no Brasil abre portas em outros países?
Depende do perfil da modelo. Muitas modelos só fizeram sucesso no Brasil. A modelo profissional precisa estar viajando pelo mundo, tem que pertencer a este perfil que trabalha muito em diversos lugares diferentes, para criar seu espaço real nos países que tem um mercado de moda relevante.É uma carreira que não pode ser construída em menos de 5 anos, com esforço diário e viagens constantes.

5-      Existem profissionais no Brasil, e você é uma delas, que sabe construir carreiras de modelos "com os pés nas costas". No seu ponto de vista, porquê não temos várias Gisele Bündchen?
Porque você tem que pagar o preço, e o preço é caro.Pelo que eu me lembre (e você também se lembra), não vimos Gisele recusar nenhum trabalho, ou deixar de estar presente por estar doente, ou deixar de fazer algo profissional por conta de alguma coisa pessoal (como família, namorado, amigos, festas...).É muito difícil ser modelo tendo tantas facilidades que uma mulher bonita pode ter nesse mundo de festas, homens ricos, bebidas, comidas e luxo… então manter o objetivo e foco é difícil, e é justamente onde perdemos várias modelos.Muitas meninas ainda acham que a carreira é uma coisa de “varinha de condão”, onde um dia você nasce, e no outro vira top.Tem muito suor para se produzir uma boa foto, para se fazer um bom book. Vão-se bons anos para se aprender a ser modelo. De fato é preciso pelo menos 4 anos.Encontramos muitas meninas tão boas quanto ou até melhores que Gisele, mas com a mesma cabeça e foco para o negócio é realmente difícil.

6-      O que Gisele Bündchen tem que a faz única?
Persistência e disciplina intermináveis, no meu ponto de vista.Vejo muito disso na Isabel Goulart também. Ela faz muito por si mesma, é admirável.

7-      Qual o conselho que daria à uma menina recém chegada a São Paulo, para começar a carreira?
Tratar a carreira como uma profissão.Aprender a lavar, passar e cozinhar. Fazer esporte todos os dias, e observar as melhores.

8-      Você tem algum outro talento?
Vários, mas não tenho tempo para nenhum deles, rs.Gosto de tudo que exige diplomacia e trato com as pessoas.Gosto realmente de lidar com o ser humano.

9-      O que falta, na sua visão, para a moda brasileira decolar?
Mais estudo. Nós brasileiros confiamos muito no talento e cuidamos muito pouco do preparo, do estudo, do aperfeiçoamento.As escolas ainda são precárias. Não existem tantos técnicos bons. Falta qualidade na maioria dos processos, e isso não é só na moda, mas em tudo que fazemos.Somos bons porque nascemos bons, mas não nos aperfeiçoamos. Nosso governo não incentiva, as empresas não investem, e o resultado acaba sendo distante do melhor que poderia ser.

10-   O que John Casablancas te ensinou?
Tudo o que sei sobre modelos e sobre a diplomacia nos negócios. Ele era um mestre sem substituto, e quem pôde, aprendeu com ele.Aprendi a entender a beleza como uma matemática, além de identificar o talento e a personalidade.Ele era um gênio na sua área, e nós éramos muito amigos. Para mim, foi como perder um pai. Para o modeling business, o glamour.

11-   Qual seu pior defeito?
Acho que sou muito exigente. Às vezes pessimista...e isso atrapalha.A vida sempre me deu tanto, e as coisas boas sempre acontecem.Demora para você entender que  tudo é um destino. Tenho aprendido a me expressar mais, coisa que não fazia antes.

12-   Qual o perfume que não pode faltar na sua coleção?
Eu uso sempre o mesmo para o dia, que é da CLARINS - Eau Dynamisante.Para a noite, tenho vários que já usei em diferentes fases da vida. Hoje uso Chanel Elixir Sensuel nº 5. Também gosto muito de Guerlain e Hermés.

13-   O que você mais gosta na profissão?
O fato dos dias nunca serem iguais, e a rotina ser sempre uma surpresa.
Também gosto de conviver com gente jovem, ver sempre bons resultados na vida das pessoas, e conhecer tanta gente ao redor do mundo.Não posso reclamar de nada do que me aconteceu e me acontece.

14-   Quem é Liliana Gomes?
Profissionalmente, uma pessoa realizada. Meu projeto de vida está bem próximo do que pensei e desejei, e a maioria das minhas expectativas tem sido realizadas.Do ponto de vista pessoal, gosto da privacidade e do mistério que minha  vida me proporciona.