sexta-feira, 19 de julho de 2013

John Casablancas

Uma notícia triste no final desta semana de moda carioca. Os amigos estão fazendo uma verdadeira romaria ao Hospital Samaritano, no Rio, para levar seu carinho a John Casablancas, o maior descobridor de belezas da segunda metade do século XX.
Vocês se lembram de John, que foi o capo da Elite Models, a maior agência de modelos do final dos anos 80 e dos anos 90. Descobriu, entre outros talentos, nossa top Gisele Bündchen, de quem guardou mágoa durante muito tempo, por ela ter deixado a agência quando despontou para a fama planetária — Gisele bem que poderia pousar aqui para visitá-lo; ele não é de guardar rancores.
John foi o responsável por exportar a beleza brasileira para o mundo, e o resultado todo mundo conhece; nossas modelos são um fenômeno mundial. Ele colocou de volta à ordem do dia o visual saudável e curvilíneo como padrão estético, e fez história ao promover os famosos concursos da Elite, que revelava new faces dos mais recônditos lugares do planeta. As meninas sonhavam em faturar os primeiros lugares, que lhes garantiriam um pouso certo no panteão da elite das tops internacionais.
Por mais de 25 anos, John descobriu e agenciou as grandes estrelas das passarelas. Só para citar algumas: Naomi Campbell, Adriana Lima, Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Stephanie Seymour, Isabeli Fontana, Heidi Klum, Ana Beatriz Barros, a lista é imensa. Também devem a ele o início da carreira as atrizes Cameron Diaz, Uma Thurman, Daria Werbowy, Kristen Dunst, Isabella Rosselini e Natassja Kinski. Seu livro, ‘Vida Modelo’, é obra obrigatória para quem quiser entender a história da moda nos últimos 40 anos.
Pai de cinco filhos, entre os quais Julian, vocalista da banda The Strokes, John conheceu mesmo o amor foi no Brasil. Sua terceira mulher, a ex-modelo brasileira Aline, é agora a companheira desse momento difícil. Vamos torcer pela recuperação desse homem brilhante, que ainda tem muitas belezas a descobrir neste mundo…
                                                                                                                                     Bruno Astuto
Fonte - Bruno Astuto