sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

OS 15 BRASILEIROS MAIS INFLUENTES DO MUNDO DA MODA

O site inglês Business of Fashion divulgou uma lista com as 500 pessoas que têm maior influência na moda. E, juntamente com as figuras mais conhecidas como Anna Wintour, Anna Dello Russo, Christian Louboutin, Alexa Chung e outros ícones do mundo fashion atual, apareceram quinze brasileiros. Vamos saber quem são esses fashionistas que ditam o que vai ser tendência e o que eles fazem?
Paulo Borges é o fundador da maior semana de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week, além da Fashion Rio e é o criador e incentivador do Movimento Hot Spot, um processo de busca, exposição e premiação que procura revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia).

Natalia Klein é o nome por trás da luxuosa loja NK Store, que vende produtos de marcas internacionais como Celiné, Marc Jacobs, Stella McCartney, Givenchy, Lanvin, Alexander Wang, Pucci, entre outros.

José Auriemo Neto é o presidente do grupo Cidade Jardim, rede de shoppings e metrôs que tem um shopping de luxo com mesmo nome na capital de São Paulo. Entre suas lojas, estão a Hermés, Jimmy Choo, Carolina Herrera, Cartier, etc.

Carlos Jereissati é o presidente do Iguatemi Group, outra rede de shopping de luxo. Ano passado foi inaugurado o JK Iguatemi, a mais nova meca do mercado de moda paulistano. Lá, podemos encontrar lojas da Chanel, Yves Saint Laurent, Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, e muito mais.

Monica Mendes fundou, há vinte anos, a Monica Mendes Communications, empresa responsável pelo RP e assessoria das principais marcas de luxo no Brasil. Entre seus clientes estão Ermenegildo Zegna, Dolce e Gabbana, Hermés, a L’officiel,  o shopping Cidade Jardim, a SPFW, a Fashion Rio, Helena Bordon, etc. Ou seja, sua gerencia a imagem também dos maiores influenciadores de moda do Brasil.
Contanza Pascolato(foto acima)  também é conhecida como a dama da moda e está neste ramo há décadas. Sua família criou, em 1948, a Tecelagem Santa Constância, hoje administrada por ela e é uma das maiores da América Latina. Além de empresária, escreve para a revista Vogue e este ano topou o desafio de alimentar seu próprio blog de moda.

Gloria Kalil é sinônimo de Chic. Autora de quatro livros que abordam o tema – Chic, Chic Homem – Manual de Moda e Estilo, Alô, Chics! e Chic[érrimo] –, é sempre requisitada para falar sobre o assunto e sobre moda. Além disso, mantém um portal de moda que, claro, não poderia ter outro nome: Chic
Herchcovitch (foto acima) foi apresentado ao mundo da moda ainda criança, com apenas dez anos, quando sua mãe começou a ensiná-lo os fundamentos da modelagem e da costura. O estilista tem a caveira como marca registrada e é o diretor criativo da brand que leva seu nome. 

Patrícia Vieira tem uma marca homônima, que tem como principal identidade os seus vestidos de couro, que imprimem leveza e movimento para um material tão pesado e rígido. Sua segunda brand é dedicada ao consumidor mais jovem, a Pat Pat’s, que assina em conjunto com sua filha Andrea Baptista.

Pedro Lourenço nasceu na moda, filho de dois top estilistas brasileiros, Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço e, desde muito cedo, decidiu o que queria fazer para o resto da vida. Conhecido como estilista prodígio, sua primeira coleção foi assinada quando ele tinha apenas 12 anos, a Carlota Joakina, segunda linha da Gloria Coelho. Aos 14 anos debutou no SPFW, apresentando sua marca, e em 2010 fez sua estréia na Paris Fashion Week. Seu nome sempre foi sinônimo de sucesso.

Oskar Metsavaht (foto abaixo) é o homem por trás da Osklen. Ele é um dos responsáveis por internacionalizar o jeito carioca de se vestir e, além disso, também fundou o Instituto E, organização não governamental dedicada ao desenvolvimento humano sustentável.

Alice é a fundadora do F.Hits, a primeira plataforma de blogs de moda e lifestyle do mundo, ou seja, ela é a pessoa que escolhe quais serão os blogs mais visitados e copiados. Além disso, criou o F.Hits Shops, loja online que vende os produtos mais desejados da estação.

Helena Bordon, assim como Pedro, também nasceu em berço fashion, filha de Donata Meireles, diretora de estilo da Vogue. Sempre observou e copiou o estilo caprichado de sua mãe. Hoje Heleninha é uma das sócias da 284 e tem um blog que leva seu nome, além de ser figurinha certa na primeira fila dos principais desfiles.

Como falar de moda e não citar editoras de moda? Por isso duas jornalistas foram escolhidas para figurar entre os mais influentes do mundo da moda, afinal de contas, elas ditam o que vai ser usado e copiado. Daniela Falcão é o nome por trás da toda poderosa Vogue Brasil e Erika Palomino da L’Officiel Brasil.