domingo, 16 de fevereiro de 2014

14 Perguntas para Claudia Andrade.




1 - O que você estava fazendo antes de responder essa entrevista?
Vendo uma produção para umas das nossas atrizes - festa de lançamento da novela Em família! Ela é especial não apenas por fazer parte do nosso casting mas tambem pela confiança que tem depositado no nosso trabalho. Tento ver sempre que posso, tudo pessoalmente para ela.

2 - Como surgiu a sua profissão, foi planejada?
Não, como tudo em minha vida... comecei na verdade na contabilidade de uma agência de modelos (fiquei neste departamento apenas 1 mês) e logo fui parar no concurso de modelos desta mesma agência. Fiquei neste durante 8 anos, depois a mudança foi natural pois trabalhava com modelos comerciais e em sua maioria eles migravam pra TV.

3-Como soube que estava no caminho certo?
Sempre soube... sou muito dedicada então tudo que faço é 100% conciente e com isso os resultados vem pra ajudar a fortalecer sempre a decisão e persistir, acho que as consequências do meu trabalho sempre davam esta resposta positiva.

4-Você é famosa por construir carreira de atores, quem é mais disciplinado ator ou atriz?
Os atores são mais... os atores demoram a se dedicar mas quando o fazem sempre concluem. As atrizes são mais sensíveis e com isso menos disciplinadas....mas, como mulher entendo perfeitamente, são elas hoje que estão em quantidade maior no mercado, mais bem preparadas....elas se arriscam mais!

5-Quais os pré-requisitos para entrar no seu casting?
Primeiro ponto é sentirmos que o profissional quer mesmo a nosso trabalho, até porque este é bem diferenciado no mercado, em segundo, ele mostrar seu trabalho/potencial em material enviado para ser avaliado. A FORD TV faz parte do grupo da FORD Brasil onde muitos conhecem apenas o Models. A FORD TV hoje conta com um casting bem eclético e que cuida desde a indicação dos cursos/necessidades até mesmo do visual e direcionamento artistico por completo.

6-Sobre ser booker , que qualidades você enumeraria para a pessoa se dar bem nesse ofício?
Ser 100% booker!!! Vestir a camisa de quem você esta representando. Na maioria das vezes vendemos algo que ainda não esta completamente pronto, mas sabemos onde vai chegar......então antes de convencermos alguém, temos que nos convencer de que este profissional vai chegar onde queremos!

7-O que é mais tranquilo, vender apresentadoras ou atores?
O mais tranquilo não existe! Nada é tranquilo neste meio... Os atores tem mais oportunidades pois existem várias frentes de trabalhos (novelas, séries, etc) e com isso mais concorrentes tambem. Os apresentadores tem menos opções, primeiro porque se abrem poucas frentes e oportunidades de testes até o fato de hoje os atores/atrizes estão apresentando tambem.

8-Quais os seus melhores trabalhos bookados?
Não existe um melhor... a cada vez que temos sucesso com a venda de um ator/apresentador, isso sendo apenas para um teste, já é uma vitória para ambos. A oportunidade de apresentar o trabalho hoje é uma das nossas principais buscas, a aprovação do trabalho é uma consequência deste.  O trabalho que desenvolvemos internamente e longo e muito intenso então sabemos como é valorozo apenas um teste.

9-Qual é a sua opinião sobre os contatos que faz como booker? Cultiva amizade, são relações profissionais apenas?
Nunca separo os dois...não consigo. O meu trabalho é muito intenso e realmente fica complicado separar. Meus parceiros são de longa data.  Hoje trabalho na FORD TV (dois anos) e realmente tenho toda a oportunidade de cultivar mais e mais as amizades que faço dentro deste meio. A relação aqui na empresa proporciona muito isso...(os donos da FORD Brasil são casados Decio e Denise).

10-Quantos anos tem nessa profissão, o que mudou nesse período?
Comecei trabalhando com modelos e depois foi automático o trabalho com TV. Faz mais ou menos 20 anos que iniciei. Tudo mudou muito desde o início. Antes não havia esses departamentos de Celebrities nas agências nem mesmo os atores faziam a quantidade de comerciais que fazem hoje, aliás eles não faziam! A FORD foi a primeira agência de modelos a ter este departamento. Hoje temos a FORD TV que é subdividida para atender o ator desde o início da sua carreira até a sua entrada no ar, bem como toda a venda/direcionamento dele como artista. Sempre fui a favor desta subsdivisão, é uma forma de termos atenção para todos, estejam ou não no ar.

11-Se pudesse mudar esse mercado, por onde você começaria, porquê?
Não sei exatamente por onde... acho que os profissionais mais capacitados são geralmente os que tem menos oportunidade no mercado. Desde a indicação pra um  teste até mesmo a aprovação. Hoje em dia a mídia esta ajudando na "aprovação" atores, atrizes e apresentadores....não acho isso razoável! Você ter a oportunidade (teste) porque fez algo que chamou a atenção do mercado, tudo bem, mas ser aprovado apenas e tão somente por conta disso (o projeto/personagem vai ter maior visibilidade) não acho legal. Acho que o profissional deveria ser avaliado e testedo e apenas e tão somente depois disso ser aprovado. Tem projetos/emissoras que trabalham com atores notoriamente conhecidos e com isso não dão oportunidades para novos nomes no mercado. 

12-Quem é Claudia Andrade?
Claudia Andrade ou Cacau Andrade ou ainda Claudinha Andrade é uma profissional extremamente dedicada (até demais!) e muito focada no trabalho. Sou extremamente exigente e sempre busco que os profissionais que apresento estejam o mais dentro do padrão e perfil exigido pelo mercado.

13-Qual o seu pior defeito?
Minha personalidade!

14-Como você se vê daqui a 10 anos?
Minha carreira profissional é dia-a-dia, nem sei como estarei amanhã! O que espero...bem espero estar ainda trabalhando com a mesma "garra" que tenho hoje.