sexta-feira, 5 de julho de 2013

VIDA DE MODELO 4

Nos anos 90, as new faces brasileiras que eram as grandes apostas, davam os primeiros passos em carreiras internacionais no Japão. Nessa década, uma das grandes estrelas foi Caroline Ribeiro, vencedora do The Look of The Year de 1995, então com 15 anos, a paraense percorreu todo território chic japonês por várias vezes em vários anos diferentes na famosa turnê da Chanel. Era rentável e a Ásia dava visibilidade. Reza uma lenda que o primeiro imóvel da Caroline foi adquirido com os lucros dessas turnês.                                     
Outra brasileira histórica no Japão foi a sul-mato-grossense Aline Serpa. A popularidade dela era tão retumbante que ela só podia freqüentar lugares turísticos, porque os nativos queriam beliscá-la para ter certeza que ela era humana. Foi tão famosa que virou celebridade por lá. Fizeram até cartão telefônico em sua homenagem.Tem uma curiosidade sobre a Aline: dizem as más línguas que ela aprendeu falar inglês por lá com sotaque japonês. Ela vive em Paris, é quase uma cidadã francesa. Vem esporadicamente ao Brasil onde não tem agência. "Brasil, só a passeio", diz Aline.

Depois do terremoto seguido por tsunami de 11 de março de 2011, o Japão está passando por uma reconstrução e quando a economia aperta, a primeira classe a ser atingida são os modelos. As agências japonesas com exceção de Image estão fechadas para estrangeiros e assim a brasileirada esbalda-se em outros mercados asiáticos, mas isso é pauta para outro post...