Vivienne Westwood tem um mantra que não cansa de pregar: compre menos, compre com consciência. Para a estilista, as pessoas estão comprando descontroladamente. E embora ela diga que a gente deveria investir em uma calça incrível, por exemplo, ao invés de várias mais ou menos, sabemos que mesmo o “incrível” não precisa custar uma fortuna, até porque muitas vezes não cabe dentro do nosso orçamento. O que não nos impede, porém, de tentar tornar um ítem “dentro do orçamento” com cara de saído da passarela, digamos assim. O Huffington Post deu nove dicas para quem quer fazer o fast fashion durar mais tempo e não ter cara de tão fast assim. Quer ver só?
1- Ajuste todas as suas roupas em uma costureira/alfaiate: “até mesmo uma camisetinha da H&M pode parecer mais cara se está perfeitamente ajustada ao seu corpo”.
2- Combine com bijoux grandes: “um anel, maxicolar ou um brinco especial podem destacar qualquer roupa”.
3- Mantenha seus sapatos em forma: ”É fácil deixar os sapatos ficarem detonados e com cara de acabados. Leve-os regularmente ao sapateiro para trocar uma sola desgastada
e polir seus pares”.
4- Invista em um casaco incrível: “é a primeira coisa que as pessoas vêem, então gaste dinheiro em uma boa peça. Não importa o que você vista por baixo”.
5- Lave suas roupas na lavanderia: “sim, custa mais, mas vai fazer suas peças durarem mais tempo”.
6- Quando em dúvida, compre preto: “cores escuras tendem a parecer mais caras pois disfarçam qualquer imperfeição da peça”.
7- Arrase no cabelo: “uma escova bem feita faz tudo ficar mais arrumado”.
8- Compre um passa-roupas a vapor: “cetim amassado nunca é chique”.
9- Guarde suas roupas adequadamente: “pendurar suéters de tricô em cabides de arame faz ceder a peça. Se você guardá-los da forma correta, eles vão te vestir do jeito certo”.